Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Como utilizar um kit de pH e cloro para testar a água da piscina




Quem tem piscina em casa sabe que a manutenção é das tarefas mais importantes. Para que a água se apresente sempre em boas condições, evitando que fique turva, com bactérias ou mau cheiro, é necessário que tanto o cloro como o pH apresentem níveis adequados.
Por isso mesmo, os níveis de cloro e de pH necessitam de ser medidos com frequência, para que a água não cause problemas à saúde. Para isso, encontram-se facilmente kits de medição de cloro e de pH em diversas lojas da especialidade e de bricolage. Kits esses que medem estes dois parâmetros de forma simples e rápida, fazendo com que qualquer pessoa consiga assegurar a estabilidade da água da sua piscina.
Ainda que seja uma tarefa relativamente fácil de executar, convém conhecer a forma mais correta de utilizar os kits de cloro e pH.

Procedimento para medição de cloro

  • Encha o recipiente de análise de água com a água da piscina (é importante que a água utilizada não seja a da superfície, mas sim de uma profundidade de, no mínimo, 30 cm)
  • De seguida, coloque 5 gotas do reagente para a medição do cloro (ortoluidina)
  • Tape bem o recipiente e agite até que todo o conteúdo fique homogeneizado
  • Mantenha o recipiente de pé
  • Através da escala padrão que é fornecida no próprio kit, faça a comparação com o resultado que obteve através da cor que a água analisada apresentou – os resultados serão apresentados em ppm (partes por milhão)

Procedimento para medir o pH

  • Encha o recipiente de análise de água com a água da piscina que pretende analisar (cumprindo os requisitos do passo anterior)
  • Coloque 5 gotas da solução de vermelho de fenol (reagente usado para a medição de pH)
  • Tape bem o recipiente e agite até que todo o conteúdo esteja homogeneizado
  • Mantenha o recipiente de pé
  • Com a ajuda da escala padrão de pH fornecida pelo kit, compare a cor obtida com a escala padrão, obtendo assim o valor de pH da água da piscina

Controlando o pH e a alcalinidade da piscina – Avançado

 

Apesar de já ter falado bastante sobre pH e alcalinidade da piscina nos artigos “A importância do controle do pH da piscina” e “A importância do controle da alcalinidade da piscina“, ainda ficaram algumas coisas para esclarecer a respeito desses parâmetros da piscina…

Resultados e conclusões

É de notar que a baixa alcalinidade da água faz com que a medição de pH seja dificultada, pelo que é importante que, antes da medição do pH, se corrija a alcalinidade da água. No que toca à medição de cloro, e caso os níveis obtidos sejam superiores a 3 ppm, não é aconselhada a utilização da piscina até que a situação for regularizada.
Em relação ao kit, são recomendados vários cuidados de manuseamento e de armazenamento, de forma a garantir a viabilidade dos resultados e o tempo de vida dos produtos. Deve, por isso, guardar o kit de cloro e de pH num lugar fresco, ao abrigo da luz e do calor, e afastado do alcance das crianças e animais. É ainda importante lavar o recipiente com água corrente antes e depois de cada teste, de forma a preservar o equipamento e garantir a maior viabilidade dos testes.

Controlando o pH e a alcalinidade da piscina – Avançado

 

Apesar de já ter falado bastante sobre pH e alcalinidade da piscina nos artigos “A importância do controle do pH da piscina” e “A importância do controle da alcalinidade da piscina“, ainda ficaram algumas coisas para esclarecer a respeito desses parâmetros da piscina…

Me dei conta disso quando me perguntaram através dos comentários do site sobre o que fazer quando a alcalinidade da piscina está baixa e o pH está alto.
Relendo estes dois artigos percebi que realmente não havia falado sobre essa e algumas outras coisas… Então, aqui vamos nós!

Os parâmetros da piscina

Os parâmetros mais medidos de uma piscina são:
• Cloro livre
• Cloro total
• Cloro combinado (diferença entre cloro total e livre)
• PH
• Alcalinidade total
• Dureza cálcica
• Temperatura
• Ácido cianúrico
• Sólidos dissolvidos
Entretanto, o pH, o cloro total e cloro livre são medidos com maior frequência dentre os supracitados.
Justamente por isso, vamos nos limitar apenas a considerações sobre pH e alcalinidade total (denominada daqui por diante apenas por alcalinidade) ok?

Controlando o pH e a alcalinidade da piscina

Embora sejam parâmetros dependentes entre si, são corriqueiramente confundidos por desavisados…
Uma água com pH inferior a 7,0 é denominada água ácida.
E com pH superior a 7,0 é denominada água básica (também denominada de muitas vezes de alcalina, o que, na linguagem química, é equivocado).

O pH é uma medida físico-química logarítmica de base 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário