Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de junho de 2013

Que tipo de revestimentos devo usar na garagem?



Blokret

Intertravado
Granilite

Granilha





Garagens isoladas ou de edifícios

Em uma casa grande, em que a garagem é independente da entrada principal, o ideal é partir para a praticidade. Em garagens de edifícios também, com cuidados ainda mais especiais, uma vez que muitos veículos circulam e às vezes ficam ligados dentro desse espaço. Manutenção e limpeza passam a ser palavra de ordem nesses projetos.
Uma garagem pode ser agredida por manchas de óleo, manchas de borracha, fuligem e outros tipos de sujeiras difíceis de limpar. Materiais que resistam a este tipo de agressão, assim como passem a sensação de um ambiente mais "asséptico" passam a ser necessários.
Os pisos cimentados são uma boa opção, em especial os novos pisos existentes no mercado para este fim ou para fins industriais. São muitos e com nomes variados, como tecnocimento, cimento polimérico e outros. Estes pisos são aplicados por mão de obra especializada e, embora seja aplicada apenas uma fina camada sobre o contrapiso, são muito resistentes. Depois da aplicação é aconselhável fazer uma impermeabilização, pois os derivados de cimento são porosos e podem manchar. Caso opte por um cimentado comum, dobre os cuidados com a impermeabilização.
Outras opções são o granilite (que deve ter os mesmos cuidados prescritos para o piso de concreto), pinturas epóxi e de poliuretano -existem diversas soluções na linha de pinturas industriais, muito interessantes. As cerâmicas que suportam alto tráfego e os porcelanatos de alta resistência também são ótimas ideias. Mas lembre-se que em dias de chuva o piso da garagem pode ficar molhado. Nesse caso, pisos muito lisos poderão fazer os carros deslizarem, causando batidinhas desnecessárias.
Lembre-se também que o carro é pesado e exerce pressões de atrito e abrasão sobre o piso. Por isso é importante buscar um aconselhamento técnico com fabricantes antes de escolher o revestimento e não apenas aplicar qualquer tipo de tinta de piso.
É muito bom instalar revestimento nas paredes, em especial para edifícios, onde o nível de fuligem tende a ser mais alto. Cerâmicas simples e baratas passam uma sensação de limpeza enorme e, de fato, são fáceis de manter com uma dessas lavadoras de alta pressão. Caso não queira azulejar, procure usar uma pintura epóxi ou similar, ou ainda uma pintura acrílica, acabamentos mais resistentes a lavagem. Jamais utilize um revestimento como látex PVA ou outros que não sejam resistentes à água.
Rodrigo Marcondes Ferraz
Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz são arquitetos formados pela FAU-USP e sócios do escritório Forte Gimenes Marcondes Ferraz (www.fgmf.com.br)



================================================================================
Os arquitetos Fred Benedetti e Fernanda Abs - tel. (11) 3044-0594, São Paulo, SP;  

Explicam que, com tantas opções de pisos externos no mercado, devem-se levar em conta três aspectos na hora da escolha: beleza, praticidade e preço. 

Para garagens, segundo eles, o melhor é utilizar as"cerâmicas de alto tráfego". Uma opção muito empregada em jardins, calçadas e paisagismo é o piso intertravado. "São peças modulares de concreto, com diversas formas, espessuras, cores e texturas, que, dispostas em conjunto, criam áreas de superfície pavimentada de belíssimo efeito estético." Uma outra alternativa é o blokret (blocos de concreto), cujas placas são assentadas sobre uma manta de areia. "Como existem blocos de diferentes formatos e cores, é possível compor diversos desenhos no piso", concluem.

Assista também: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário