Impermeabilizantes, também chamados hidrorepelentes, são substâncias que detêm a água, impedindo sua passagem, muito utilizados no revestimento de peças e objetos que devem ser mantidos secos. Agem eliminando ou reduzindo a porosidade do material, preenchendo infiltrações e isolando a umidade do meio.
Na construção civil, são empregados no isolamento de fundações, pisos, telhados, lajes, paredes, reservatórios e piscinas.
Podem ter origem natural ou sintética, orgânica ou inorgânica. Dentre as naturais destaca-se a mamona, dentre as sintéticas o petróleo.
Existem vários tipos de impermeabilizantes. Hoje em dia um dos mais procurados é o impermeabilizante acrílico, por sua durabilidade e por ser completamente atóxico, podendo por isso ser usado em qualquer ambiente. Outro tipo de impermeabilizante é o atérmico, empregado para diminuir em até 80% a temperatura interna do ambiente.
Recomendações para se obter bons resultados ao impermeabilizar com produtos sintéticos de alta performance:
- Regularizar a superfície com argamassa de cimento e areia fina peneirada, traço 1:3 (em volume), sem aditivos hidrófugos.
- Utilizar argamassa para regularização com baixa porosidade.
- Nunca aplicar nenhum tipo de impermeabilizante flexível em superfícies com umidade, pois a evaporação da água contida na argamassa poderá causar bolhas na membrana doimpermeável.
- A superfície a ser impermeabilizada deve estar limpa, seca e isenta de óleo, graxa ou pontas de aço.
- Os encontros das paredes com o piso e todos os ângulos retos verticais a serem impermeabilizados, devem ser boleados (meia-cana).
- O encontro das tubulações com o concreto devem ser boleadas com argamassa flexível.
- Os rodapés deverão ser reforçados com estruturante.
- Os ralos devem receber um reforço de estruturante.
Assista também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário